Coronavírus: Como ficarão os tratamentos de Saúde Domiciliar?

0

Olá tudo bem com você?

O Corona Vírus é um fato e todos nós já sabemos disso.

As pessoas que possuem a defesa do organismo mais enfraquecida por algum problema de Saúde, são as que requerem maiores cuidados e também são as que mais se debilitam pela imobilidade.

Essas pessoas, precisam evitar lugares com grande volume de passagem de pessoas num mesmo ambiente mas ao mesmo tempo precisam de tratamentos específicos que podem ser feitos na própria residência.

Profissionais de Saúde que realizam essa missão de atender em domicílio, são importantes para essas pessoas que precisam iniciar ou dar continuidade ao seu tratamento sem precisar se expor ao ambiente fora de casa.

As pessoas que realizam seus tratamentos em domicílio, necessitam dar continuidade para evitar perdas importantes das condições físicas acometidas pelo problema de Saúde que tenham, manter o corpo em movimento e evitar problemas maiores devido a imobilidade que pode até levar a internação justamente pela falta de movimento.

A Fisioterapeuta Adriana Dias de Oliveira, CREFITO-3 59.900-F, que atua em Ortopedia e Neurologia no atendimento domiciliar em pacientes graves que sofreram AVC ou traumas ortopédicos, reforça que a falta de mobilidade ativa ou passiva nesses pacientes, pode causar agravamento da Saúde acometendo a parte cardio-respiratória piorando o quadro inicial desse paciente dificultando ainda mais o processo de reabilitação com sequelas irreversíveis pela falta do atendimento.

A Fisioterapeuta Marcele Lucas Sardinha, CREDITO-3 88213F, que atua no atendimento domiciliar a pessoas idosas e crianças, lembra da importância da higiene entre um atendimento e outro evitando desta forma, uma possível transmissão viral.

O atendimento de saúde domiciliar deve ser realizado com segurança pelos profissionais de saúde mantendo os cuidados básicos de higiene pessoal lavando mãos e antebraços com água e sabão, usar álcool gel e higienizar aparelhos e equipamentos que possam ser usados durante o atendimento. Os pacientes, também devem manter sua higiene pessoal mesmo estando dentro de casa, além comer bem, dormir bem e hidratar, ações que mantém e reforçam as defesas do próprio corpo.

Cada paciente é único, e o seu profissional de saúde que atende você ou alguém da sua Família, deve avaliar as condições de atendimento, avaliar e observar seu paciente, orientar quanto a necessidade e a importância de se manter o tratamento domiciliar, reduzir o número de sessões semanais se for o caso e evitar a paralisação total do tratamento, pois está medida não é a mais adequada mesmo num momento como este em que todos estamos passando e passaremos juntos.

O seu profissional de Saúde, tem total conhecimento dos riscos deste Vírus e sabe da importância que seu tratamento domiciliar tem para você e sua Família.

Vamos seguir em frente com sabedoria!

Robson Gonçalves Mailho
Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 108159-F

Facebook – Robson Mailho – RGMFISIOMAIS / Instagram –@rgmfisio

Participe também da seleção dos assuntos publicados nesta coluna. Entre em contato conosco para opinar e mandar suas dúvidas ou sugestões. Acompanhe todas as publicações aqui e também nas nossas redes sociais @jornalfenix

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui